AGENDA

Festival International Reggae Day chega a São Paulo em julho

...
...
...

Julho é o mês mundial de homenagem ao reggae, e é com esse foco que rola o International Reggae Day, evento que acontece este ano em mais de 35 cidades de todo o planeta, incluindo São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro na rota do festival.

O IRD é um evento de 24 horas que celebra e a cultura reggae e a música jamaicana. É sediado oficialmente em Kingston, capital da Jamaica, e replicado em diversos lugares do mundo com o objetivo de celebrar a criatividade e a beleza da música jamaicana, e seu potencial transformador e de união. Em 2016 o IRd homenageia o Rocksteady, gênero musical breve porém marcante e essencial, que produziu algumas das obras-primas mais respeitadas e amadas internacionalmente, abrindo o caminho para a demanda mundial do reggae.

Além de São Paulo, estão no roteiro do festival Nova York, Honolulu, Fort Lauderdale, Cidade do México, Londres, Genebra, Madrid, Paris, Bruxelas, Barcelona e Lisboa, entre outras. A Dub Force Radio fará uma maratona International Reggae Day, se estendendo até o final dos Jogos Olímpicos, em 21 de agosto.

FLYER-SP-FINAL

International Reggae Day – São Paulo

São Paulo receberá este ano o Julyone – International Reggae Day, que acontece no dia 1º de julho em um evento com participação de coletivos e difusores da música reggae na cidade.

O evento será realizado no novo Susi in Transe, casa que marcou o início da cultura dos sistemas de som em São Paulo no inicio dos anos 2000, e que está de volta em novo local. Mais de vinte atrações se revezarão, com a amplificação de dois diferentes sound systems da cidade. O local também contará com espaço para expositores, barracas de alimentação, além de uma exposição de fotos e projeção durante todo o evento.

Conversei com Raoni Fulone (High Public Sound) e Jeff Boto, que estão à frente da organização da edição paulistana do evento, e que contam um pouco mais do que vai rolar.

(por Dani Pimenta)

GM – Como o IRD chegou até São Paulo?

Esse ano o I Reggae Day chega a São Paulo por meio da parceria com a Dub Force Radio e seu “ Embaixador “, o Macky Banton, Mc do lendário Jah Tubbys Sound System de Londres e idealizador da Dub Force. A Dub Force vai transmitir uma programação especial produzida em mais de 35 cidades pelo mundo, como já ocorreu no ano passado, mas este ano a ideia também é realizar eventos também nas principais cidades, além destes programas especiais que serão transmitidos pela rádio. Só para não esquecer, já ocorreu um evento do IRD em São Paulo, em 2011, no Antigo Tapas Club, na rua Augusta.

GM – Eles escolheram a cidade, ou foi algo que partiu daqui por conta da vontade em receber o evento?

As cidades escolhidas são aquelas que a Dub Force já está presente, e tem programação em sua rádio, e são muitas equipes espalhadas pelo mundo todo. Em São Paulo, já existe uma parceria da Dub Force com o selo Dubatak, que tem um programa quinzenal na radio (Dubatak Radio Show) , além da amizade e parceria que o próprio Macky Banton tem com o High Public Sound System, que já o trouxe diversas vezes para o Brasil. Então é algo que está sendo feito por uma causa maior, não só em São Paulo, mas também no Rio De Janeiro, onde o Digital Dubs irá realizar também o evento, e ainda existem outras cidades por aqui pra serem confirmadas.

GM – Quem cuida da organização da edição de Kingston?
A organização na Jamaica é coordenada pela Andread Davis, uma militante do movimento Reggae na Jamaica há muitos anos, e que tem se dedicado ao International Reggae Day há mais de 15 anos, além de trabalhar e auxiliar na carreira de inúmeros ícones da música jamaicana, como o Toots Hilbert por exemplo.

GM – Essas pessoas tiveram influência na construção do line-up da edição daqui?

Não , o line up está sendo pensado de forma a chamar quem está militando nessa cultura por aqui, juntando os mais antigos com os mais novos. A ideia é realmente criar uma grande encontro pra celebramos juntos a data.

GM – Quem está diretamente envolvido com a produção e o que essas pessoas trazem de bagagem para a realização do festival?

Em São Paulo a produção está sendo feita pelo Original Dubatak e o High Public, além do suporte de muitos outros, como o Smoke Dub, o Stranjah, entre outros . A ideia principal é que seja um evento realizado de forma coletiva. Além do High Public na seleção e amplificação, teremos pelo menos mais dez convidados apresentando seus trabalhos.

Teremos também uma segunda pista amplificada pelo Smoke Dub Sound System, e a grata surpresa será a presença do I-Kushna, direto da Jamaica, que vem ao Brasil promover o lançamento do seu primeiro álbum produzido pelo Dubatak.

GM – Qual o objetivo em sediar o IRD em SP, e qual a importância de um evento desse por aqui? Como ele “conversa” com a atual configuração da cena de reggae na cidade e também no país?

Achamos que é importante esse evento em São Paulo, até pelo número que pessoas envolvidas diretamente com o estilo por aqui, e em todas as vertentes. É claro que fica difícil chamar todos, até porque são muitos, mas a ideia é mostrar que temos sim pessoas elevando a música e a cultura jamaicana por aqui. Acho que a conversa do Reggae Day é justamente aproximar tudo isso, colocando a música jamaicana em primeiro plano, pois dela que surgiu todo o cenário do reggae mundial e é algo que deveria ser lembrando sempre.

Julyone – International Reggae Day // Edição: São Paulo 2016

1 de julho, sexta-feira, a partir das 22h – informações sobre ingressos direto no evento

Susi In Transe - Rua da figueira, 611 Pedro II, São Paulo

LINE UP:
______________________________________
*** Atração internacional ***
- I-Kushna (JAMAICA)
______________________________________
*** Sound Systems amplificando ***
Pista 1 – High Public Sound System
Pista 2 – Smoke’Dub Sound System
_______________________________________
*** Seletores / Produtores / Crews ***
- Jeff Boto
- StranJah
- Muamba Sounds (set especial de dubplates)
- Ricardo Magrão
- Jurassico Ym
- Renata Aguiar (Rude Sistah)
- JZ Sound System Roots Phavella
- ‪‎HighPublic‬
- SmokeDub Posse
- KAS DUB
- Dubalizer
- Paz & Dub Seletores
________________________________________
*** Cantores / Mc’s ***
- Junior Dread
- Monkey Jhayam
- Amanajé Sound System
- Michel Irie
- Jr. Toaster
- Ricardo Lancellotti De Jesus
- Carolina Andre (Nina Girassois)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress