a-z dub

A a Z: Augustus Pablo

...
...
...

O Groovin Mood fará um breve passeio pelas biografias dos mais importantes nomes da música jamaicana. A série A a Z começa falando do produtor Augustus Pablo, mestre cultuado pelos amantes do dub.

Nascido em St. Andrew, Jamaica, em 1954, Horace Swaby – verdadeiro nome de Pablo – aprendeu a tocar órgão ainda criança, no Kingston College School. Tempos depois, no final dos anos 60, uma amiga de Swaby lhe apresentou a melódica, ou escaleta, instrumento de sopro similar a uma flauta com teclas, e a paixão foi instantânea. Em meados de 1970, já como Augustus Pablo – nome dado a ele por Chin Ly, a fim de atribuir uma aura misteriosa à figura do artista -, gravou sua primeira canção, “Iggy Iggy”, em que usou a escaleta como instrumento base. A partir de então, começou a construir melodias para diversos produtores, e fez de seu estilo algo marcante, tornando-se ele próprio um importante produtor. King Tubby e Augustus Pablo formaram uma grande parceria, e dela surgiu um dos grandes álbuns do dub,” King Tubby meets Rockers Uptown”. Heptones, Dillinger, e outros grandes artistas foram produzidos por ele.
A oportunidade dada por Pablo a jovens talentos desconhecidos acabou por mostrar ao mundo nomes como Hugh Mundell, Junior Delgado, Leroy Sibbles, e apesar de sua contribuição ao universo do reggae, o reconhecimento dado à figura de Augustus Pablo não é o ideal, até hoje.
Seus últimos anos de vida foram dedicados à sua loja de discos, e à turnês e lançamentos mais esporádicos, mas não de menor qualidade. Além de sua discografia oficial, existem diversas coletâneas, produções e participações do músico em álbuns de outros artistas.
Pablo morreu em 1999, em decorrência de uma grave doença neuromuscular, a miastenia gravis. Deixou dois filhos: Addis, que também é músico, e Isis. 
(por Dani Pimenta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress