ENTREVISTAS

Groovin Mood entrevista Guava Jelly

...
...
...

Guava Jelly é o nome de uma canção belíssima cantada por nomes como Johnny Nash, Owen Gray e Bob Marley, e também é o nome de uma das mais bacanas bandas-novidade que tivemos notícia recentemente. Ao som do primeiro, entrevistamos o segundo falando com Fred Gomes, conhecido por seu excelente trampo junto ao Ganja Groove, coletivo oriundo de São Carlos, interior de São Paulo, e que agora toca esse trio talentosíssimo junto aos parceiros Vozera e Fernando Chin. Bora saber qual é o sabor dessa geleia de ritmos?

(por Dani Pimenta)

GM – O que é o Projeto Guava Jelly e como tudo começou?
Fred Gomes – O Guava Jelly é um power trio instrumental que explora sonoridades que vão do rock ao dub. O projeto teve início no final de 2012, na época contando com 5 integrantes. Começamos a nos reunir mais por diversão mesmo, deixando sempre fluir as vibes de cada um nos ensaios, mas desde o início focados em compor.

Com o passar do tempo, a banda acabou se reduzindo a um trio, o que nos levou a pensar e estudar muito sobre como poderíamos nos “auto adubar” visto que antes um dos integrantes da banda tinha exatamente essa função de fazer a live mix de nossas apresentações.

Um fato que também achamos interessante de destacar é que nós passamos um ano inteiro compondo e ensaiando até criar o repertório que desse pra montar um show, algo que demonstrou um grande comprometimento entre os músicos, visto que é bem difícil lidar com a vontade e a ansiedade de mostrar o seu trabalho para o público e ter que esperar a hora certa para subir aos palcos.

guava tv unesp

GM – Quem faz parte do Guava Jelly?
Fred Gomes – Na bateria e efeitos – ChinDub, baixo e samplers – Vozera, guitarra e sintetizador – Fred Gomes.

GM – Como é o repertório de vocês? Produções próprias, releituras…?
Fred Gomes – Temos um repertório totalmente autoral, mas costumamos inserir em nossos shows versões de classicos do reggae que gostamos de tocar.

GM – Quais são as principais influências musicais do trio?
Fred Gomes – Dub Trio, Fat Freddy’s Drop, Lee Perry, King Tubby, Buguinha Dub.

GM – Quais são as principais influências musicais pessoais?
Fred Gomes – O ChinDub é fã deThe Beatles, Led Zeppelin, Clinton Fearon, Jah Shaka, Pablo Gad, Bob Marley, Dub play, Monkey Jhayam, Buguinha Dub, Scientist, Bexiga 70, Victor Rice, Dub Trio, Sly and Robbie, Jackie Mitto, The Roots, Pretty Lights e Earthquake Studios. Vô é influenciado principalmente pelo Dub trio, Ernest Ranglin, Lee Perry, Rage Against the Machine,Bernard Pretty Purdie, Led Zeppellin,Buguinha Dub,Bob Marley, MAtisyahu,James Jamerson ,Monty Alexander, Sly And Robbie, Skatalites.
Eu bebo na fonte de inspiração de Roots Radics, Asian Dub Foundation, Lucio Maia, Pearl Jam, Ernest Ranglin e Luiz Gonzaga.

GM – Paralelamente ao Guava Jelly, quais outros projetos os integrantes tocam?
Fred Gomes – eu faço parte também do Ganja Groove e levo adiante o meu projeto solo.
ChinDub participa de diversos projetos gravando e mixando músicas de vários artistas no Trina Estúdio. Vozera toca contrabaixo acústico no projeto Alla Corda da Orquestra do SESI – São Carlos.

GM – Qual é a mensagem / experiência musical que o Guava Jelly pretende passar aos seus ouvintes?
Fred Gomes – Gostamos de levar para o público a estética sonora presente nas mixagens de versões dub das músicas jamaicanas, só que no nosso caso todas executadas na hora durante o show.

GM – Quais são os planos para os próximos meses (agendas, gravações…)?
Fred Gomes – Agora temos uma data muito importante agendada para o dia 13 de setembro, na qual faremos abertura do 8º Festival Contato em São Carlos no palco principal. Depois disso planejamos começar as gravações do nosso primeiro disco.

GM – Onde ouvir / saber / ver o Guava Jelly?
Fred Gomes – Quem se interessar em acompanhar a banda pode acessar nossos canais no TwitterFacebook, Youtube e Soundcloud. Por enquanto estamos tocando mais pelo interior de SP, porém já agendando algumas datas na capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress