MIXTAPES rocksteady soul / northern soul

Reggae Got Soul

...
...
...

Muitas pessoas não entendem o termo “Reggae got Soul” (mesmo sendo o título de um dos sucessos do consagrado grupo Toots and the Maytals) e se indagam, o que reggae tem a ver com soul?

Traduzindo ao pé da letra, o reggae tem alma, o que é uma grande verdade. O reggae tem muita alma e, além disso, a soul music americana foi bastante importante para o desenvolvimento musical da Jamaica. Os primeiros sistemas de som, conhecidos como os famosos sound systems, tocavam soul, funk, R&B, entre outros ritmos negros. Certamente a maior influência soul veio da gravadora Motown, tanto que a lendária gravadora Studio One por muitas vezes é citada como a “Motown Jamaicana”. Graças a essa ligação, a ilha foi berço para alguns cantores mais expressivos que já pisaram na face da Terra, com orgulho cito entre eles os meus favoritos, como Alton Ellis, Ken Boothe, Delroy Wilson, Slim Smith, Joe Higgs, Jimmy Cliff, Owen Gray, Carl Dawkins e Gregory Isaacs, entre tantos outros. Com a mesma referência, surgiram grupos de vocais soulful (cantam sobre a profundidade das emoções e sentimentos) que trouxeram uma dose forte de R&B, como The Wailers, The Heptones, The Clarendonians, Carlton & His Shoes, The Paragons, The Gaylads, The Ethiopians, Toots & The Maytals… Conseguimos assimilar nitidamente a semelhança desses grupos com os grupos americanos: The Impressions, The Temptations, The Drifters, The Stylistics, The Four Tops, entre outros grandes nomes.

Stevie Wonder e Bob Marley

Stevie Wonder e Bob Marley

Essa particularidade musical me chamou atenção e me deixou obcecada por tudo sobre a Jamaica, não só a música, mas a comida, a história, a cultura e as pessoas, um caminho sem volta.

Meu amor jamaicano à primeira vista foi o ritmo musical conhecido como Rocksteady. Sly Dunbar, um dos maiores bateristas da ilha gosta de ser referir ao rocksteady como “a mãe do Reggae”. Doçura, romance, ótimos vocais e grandes arranjos são os ingredientes especiais dessa vertente. Na época alguns artistas estavam focados em questões sociais e ao Rastafari  mas outros tinham outro foco, o amor.

Para quem quiser conferir mais sobre Rocksteady e a ligação do Soul e do Reggae, desenvolvemos uma mixtape com essa temática. Escute (clicando na foto abaixo), assim não restará dúvida que “Reggae got Soul, got so much soul”!

(por Andrea Lovesteady)

Motown Jam

Motown Jam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress