jamaica

16 álbuns de reggae que fazem 40 anos em 2016

...
...
...

Segundo a Wikipédia, “1976 (MCMLXXVI, na numeração romana) foi um ano bissexto do Século XX que começou numa quinta-feira, segundo o calendário gregoriano”, e, segundo nossos ouvidos, foi um baita de um ano em produções musicais. Foi em 1976 que rolou o surgimento de bandas icônicas como Black Flag, The Clash, Joy Division, e a nossa brasileira classe A Banda Black Rio, e foi em 1976 que o pai Fela Kuti lançou a voadora musical “Zombie” (clica nesse link aqui pra ouvir e saber a história oficial por trás da obra).

Com tanta energia rolando nesse bissextão de responsa que foi 76, não poderia ser menos enérgica a atmosfera no universo da reggae music naqueles tempos. Listei aqui, dentre as muitas obras excelentes da época, 16 álbuns de reggae que viraram/virarão quarentões agora em 2016, e que soam cada vez melhores a cada ano que passa (e botei no título o link direto do Youtube pro álbum completo, quando encontrei; quando não, há uma faixa do álbum no link).

“Dani, tá faltando álbum aí!” Com certeza sim, mas obviamente essa é só uma breve lista, pois, como dito ali em cima, eta ano que foi produtivo! :)

Blackheart Man, Bunny Wailer

R-450731-1447010580-4070.jpeg

Baita álbum com a ficha técnica pesando uma tonelada. Entre os músicos participantes, Peter Tosh, Aston “Family Man” Barrett, Robbie Shakespeare, Tommy McCook, Bobby Ellis, e até um Bob Marley como voz secundária. Vai tomando!

Legalize It, Peter Tosh

legalize_it_portal

Álbum début de Tosh em carreira solo após sua saída dos Wailers. Gravado em 1975 e lançado em 1976, com a participação de Sly & Robbie.

War Ina babylon, Max Romeo

war

“Qne step forward, two step backward, down in a babylon…” Gravado e mixado pelo bruxão Lee Perry no Black Ark.

Satta Massagana, The Abyssinians

sata

Classicão. Gravado entre 1975 e 1976 no Harry J. Studio e no Joe Gibbs Studio, em Kingston.

Reggae Thing, Inner Circle

Inner Circle - Reggae Thing front

Lançado pela Capitol em 1976, traz dois BAITA clássicos do reggae, Tired Fe Lick Weed In A Bush e Forward Jah Jah Children, ambos na voz imortal de Jacob Miller.

Rastaman Vibration, Bob Marley

rastaman

 Alta vibration nesse álbum lindão. Foi o responsável por levar Bob Marley pela primeira vez ao Top 10 da Billboard, tem várias letras escritas pela Rita Marley, e os backing vocals poderosos das I-Threes.

Right Time, The Mighty Diamonds

11779387_800_800

 Primeiro álbum de estúdio dos Mighty Diamonds. Um marco no roots, um baaaita disco, gravado no Channel One e distribuído pela Virgin, com produção de Joseph Hoo Kim.

Trenchtown Mix Up, The Gladiators

burn

 1976 foi o ano de vários clássicos imortais da música jamaicana, como é o caso desse álbum. Álbum de estreia dos Gladiators, gravado no estúdio do mestrão Joe Gibbs.

CB 200, Dillinger

cb200

 Pelas mãos de Hoo Kim, esse álbum traz o hit Cocaine in my Brain (Cokane in my Brain).

King Tubby Meets Rockers Uptown by Augustus Pablo

4506864841

 Engenharia por King Tubby e Errol Thompson e produção por Augustus Pablo. Algumas fontes falam em 1977, mas a maioria concorda com 1976. Não tenho o disco, então não posso opinar (tipo a Glória Pires). Dubwise!

Prayer of Peace, Leroy Brown

leroy

 Produção do próprio Leroy Brown & Robbie Shakespeare. Engenharia de King Tubby.

Colombia Colly, Jah Lion

Jah-Lloyd-1976-Colombia-Colly-F

 Gravado no Black Ark, com produção de Lee Perry, o álbum tem essa aura meio mística-regueira que é a cara do mago Lee P.

Strictly Rockers In A Dread Land , Various 

R-1384819-1239651046.jpeg

U-Roy, Dillinger, Prince Jazzbo, Aggrovators, Jah Stitch… Magia pura!

Don’t Cut Off Your Dreadlocks, Linval Thompson

linval

Cheio de sons clássicos, com engenharia de King Tubby e produção de Bunny Lee.

Jezebel , Justin Hines And The Dominoes

MI0001789504

Até arrepia! Que voz, que banda, que tudo! Engenharia por Ossie Hibbert & Ernest Hoo Kim.

 African Roots, U-Roy

U roy

Sensacional álbum, com arranjos de Bunny Lee, Aggrovators na banda de apoio, mixagem de King Tubby e produção de Bunny Lee.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress