soul / northern soul variedades

Motown Museum: a história por trás de uma das maiores gravadoras de todos os tempos

...
...
...

A Motown, gravadora originária dos EUA, mais precisamente de Detroit, foi – e ainda é – considerada uma das mais importantes da história da música moderna, sem sombra de dúvida. Tanto respeito e tanta qualidade têm, obviamente, um percurso interessantíssimo por trás, e é essa trajetória que o Motown Museum reuniu para saciar a curiosidade do amante da boa soul music.

motown4_web

Fundada no finalzinho da década de 1950 por Berry Gord Jr. como Tamla Records, a gravadora teve como sua primeira sede um antigo estúdio fotográfico, que foi rebatizado de Hitsville U.S.A.. Entre os primeiros a gravarem no estúdio que seria um dos mais conhecidos de todo o mundo, nomes como Mary Wells e Barrett Strong Jr., vozes de grandes sucessos sob a batuta da empresa de Berry. Ao longo do tempo, a Motown abrigou verdadeiros monstros sagrados, como Smokey Robinson com seus Miracles, Diana Ross, Four Tops, Marvelettes, Marvin Gaye, Stevie Wonder, e MUITA, MUITA gente de MUITA qualidade, e por aí vai. Time fraquinho, né?

Um dos grandes feitos do selo foi ter, ao longo da década de 1960, emplacado 79 hits no Top Ten da Billboard, uma coisa extraordinária até para selos grandes, e mais extraordinário ainda para uma – até então – pequena gravadora.

O museu Motown

O Motown Historical Museum, que conta toda a trajetória da gravadora, funciona desde 1985 na antiga sede de Hitsville, uma dupla charmosa de casas cheias de fatos para contarem ao visitante. O tour é guiado, acontece a cada meia hora, e quem já foi por lá conta que na época do verão local as filas são bem cheias, chegando a mais de uma hora e meia de espera.

museum

O conteúdo do museu conta, basicamente, com os mais importantes discos de ouro de sua história, objetos pessoais de artistas da gravadora (como um chapéu mais um par de luvas de Michael Jackson), um estúdio com microfones e instrumentos musicais, equipamentos de gravação, e até mesmo partituras deixadas exatamente onde eram utilizadas pelos músicos.

#Partiu cofrinho pra juntar uma grana e fazer uma visitinha à Detroit?

Motown Historical Museum

O museu Motown fica na 2648 West Grand Boulevard, Detroit, Michigan 48208.
Telefone: (313) 875-2264
Horário: 10h-18h de terça a domingo, e fora da temporada de verão, não abre aos domingos. Fique de olho no relógio, porque o último tour do dia começa 17h.

Valor dos ingressos: $15 adultos, $10 idosos e $8 para crianças (preços em novembro/2014).

Visite o site: www.motownmuseum.org

(por Dani Pimenta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress