MÚSICA

“The River”, na voz de I-Sarana, é lançada em evento com Alpha Steppa em SP

...
...
...
foto: Miguel de Castro

foto: Miguel de Castro

Uma das grandes revelações do sound system brasileiro (e nossa irmãzona na família Feminine Hi-Fi <3 ), a cantora I-Sarana lança seu primeiro single na próxima sexta, dia 16, em evento que comemora os seis anos de High Public Sound System e recebe o produtor inglês Alpha Steppa. Clique AQUI para acessar o evento no Facebook.

Na playlist de Melissa, Alpha Steppa sempre esteve no topo do ranking de produtores da nova geração. Em 2013, a então apenas apreciadora da cultura do grave enviou um email à Steppas Records para confirmar a compra de um disco, e quem respondeu foi o próprio Ben Alpha. Melissa e Bem trocaram mais algumas mensagens e o produtor a colocou em contato com Bruno aka Rebel Samurai, brasileiro (região da Mooca – SP). Neste mesmo ano, Bruno veio ao Brasil, trouxe as encomendas e fez uma sessão com Monkey Jhayam.

Melissa fez um curso de formação e aprofundamento em yoga e meditação com Marco Schultz, onde conheceu a canção ancestral The River is Flowing, cântico antigo de autor desconhecido, cantado por vários povos, em algumas línguas diferentes.

Levando a música como mantra

Em 2014, o festival Reunion of Dub reuniu talentosos artistas como Alienação Afrofuturista (mc/cantor) e Dub Movement (produtor, músico), que se reuniram na casa de Jr. Toaster, integrante do High Public, para fazer um esquenta para o festival, onde produziram três versões – uma delas da cançãoThe River. Apresentada ao público, fez sucesso desde o primeiro momento, primeiro teste.

Alpha Steppa ouviu, gostou, levou a voz para casa e fez uma linda versão. Em 2015 a música saiu no Rooted and Grounded, primeiro álbum do produtor, e que reuniu novos talentos, entre eles Kiangana, Ras Tinny, Sista Awa, Wellete Seyon, Chazbo…

Ben Alpha

Ben Alpha

2016 – O lançamento

Além de Alpha Steppa e High Public Sound, um dos primeiros a tocar a faixa em uma sessão foi Francois, do Dubatriation (esta conexão promete novidades). Além dele, Dub Dynasty, Lima Sound System (Peru), Hosanna Sound System (UK) também tocaram, e a música já passou pela UK (Londres, Bristol, North Wales, Brixton) Brasil (Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo) França (Paris, Francais) e Itália (Pisa).

Sobre Alpha Steppa

Jovem produtor oriundo da cena reggae/dub de UK, filho do grande produtor John Alpha e sobrinho de Christine Omega, que formam o duo inglês Alpha & Omega. Ben alpha a.k.a. Alpha Steppa não sabe dizer com precisão quando foi seu primeiro contato com estúdio e produção músical, logo o reggae e o dub. segundo ele próprio, teriam sido apresentados a ele ainda no ventre de sua mãe enquanto ela acompanhava as mixagens de seu pai.

Mais “tarde”, ainda bebê, veio a ter contato com sessões sound system e com nomes como o lendário Jah Shaka. Passou grande parte da sua adolescência na Coréia do Sul, carregando novas ideias. Influenciado pela emergente cena de bass sul koreana e britância lança o projeto Alpha Steppa, que possui caracteristicas únicas, unindo o melhor do UK Dub com temas orientais, tribais e místicos de diversas partes do mundo. Recentemente lançou seu primeiro álbum “Rooted and Grounded“, de onde vem sua versão da The River, mixada por John Alpha. Steppas Records é seu selo, por onde lança produções próprias, de outros produtores e cantores.

Ben e I-Sarana

Ben e I-Sarana

High Public Sound

Coletivo da região oeste da capital, que vem desde 2010 trabalhando alinhado com o que há de mais atual na cultura reggae/sound system mundial. Já receberam e tocaram ao lado de diversos grandes artistas nesse tempo, estreitando assim as relações, facilitando o intercâmbio e o interesse em produzir a sua própria música. 2016 está sendo um ano de grandes colheitas, resultando em uma mini tour pela Europa no começo do ano passando por festivais e festas em 4 países, muitos contatos e para fechar o ano, e o lançamento da primeira música em vinil – THE RIVER – uma co-produção com Alpha Seppa (UK) e I-Sarana.

HPS e Ben Alpha

HPS e Ben Alpha

I-Sarana

De São Paulo / Brasil. śaraṇa (pronuncia-se saranam) significa refúgio em Sânscrito, e tem também o sentido de “orientação”, podendo ser traduzida como “direção segura”. Assim, “Refúgio do Eu” seria a tradução literal para nome artístico criado por/para Melissa Sirks. “Onde Eu e Eu se encontram, onde Eu e Eu se encantam”. Há um ano vem descobrindo sua missão em forma de música, melodias, letras e ideias que vêm de dentro, e traz de fora referência de mantras, cantos de poder, de medicina, sobre sagrado feminino e, claro, a música reggae.

“THE RIVER” é uma canção antiga, “mantrada” por diversas culturas em línguas diferentes. Na busca por sua origem encontra-se um mix de opiniões sobre o que ela vem a ser: canto pagão, de povos Nativos Americanos, ou da tribo Chippewa por exemplo, enquanto outros dizem que foi tradução de um antigo som irlandês. Também foi cantada especialmente por mulheres num grande acampamento pela paz contra o armamento nuclear em “Greenham Common Women’s Peace Camp” na Inglaterra em 1981, assim, esta música segue seu percurso junto ao Grande Rio, sendo entregue novamente ao Mar, com novos trimbres. O 12″ em seu lado A leva a versão de High Public a escaleta de Dub Movement (Brasil), enquanto no lado B a versão de Alpha Steppa ganha vida junto ao trombone de Dave Andrews (Bad Manners) e mixagem de John Alpha, ambas entoadas por I-Sarana e com seus respectivos dubs.

O disco recebe a arte feita por Eve, mãe de Ben, em uma versão de um antigo pote encontrado no fundo do Rio Ganges.

Compre ingresso para a sessão de sexta clicando AQUI.

Compre o vinil clicando AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by: Wordpress